-
Arquitetos: N O T Architecture
- Área: 340 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Pixelaw Photography
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, BMI Cobert, Johnson Suisse, Nippon Paint, Niro granite, Sika, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A renovação desta casa existente de um pavimento em Kuala Lumpur tem como objetivo criar uma ampliação, aumentando sua altura para dois andares e meio. O projeto busca adotar uma abordagem de desenho minimalista, otimizando o layout e o uso do espaço interno.
A casa pertence a um casal jovem e humilde com a intenção de construir uma nova casa para morar com seus pais e filho. Por tratar-se de uma família exploradora e aventureira, Jay e Ching Yee pretendiam ter uma área espaçosa para atividades físicas internas além de criar alguns espaços aconchegantes para reunir a família e interagir.
A forma da intervenção derivou de um gesto de extrusão do térreo existente para uma altura de dois andares, mantendo o gabarito existente do bairro com a mesma inclinação do telhado. O telhado inclinado foi então dividido em duas alturas, permitindo que a luz do dia penetre na sala de estar e de jantar. Isso também visa maximizar o uso da superfície, em vez de criar um pátio convencional, que pode sacrificar a área útil da construção.
O uso típico de espaços internos é subvertido em relação a uma abordagem convencional de casas de 2 andares, deslocando os espaços semi-privados - como as áreas de estar e jantar - para o nível superior, enquanto todos os dormitórios são mantidos no térreo. A segregação entre os espaços privados e semi-privados é claramente definida como tal.
Ao adentrar a casa pela entrada principal, o caminho leva automaticamente ao nível superior que abriga as áreas de estar e jantar através de uma escadaria evidente e fácil de ver. Um escorregador foi desenhado junto a esta escadaria, conferindo uma característica lúdica na casa para crianças.
O primeiro pavimento é conectado ao segundo através de uma escada de concreto composta por lajes que se projetam da parede, complementadas por um guarda-corpo metálico vertical elegante, criando uma conexão visual desobstruída e profunda entre os espaços.
O telhado alto inclinado com treliças lineares semi-aparentes contribui para uma continuidade interessante de espaço de pé direito duplo a triplo dentro da sala de estar. O enorme espaço foi ainda mais ampliado pela inserção de um mezanino que abriga as atividades físicas, tais como mini escalada em rocha.
A varanda foi situada no espaço principal, com painéis de portas de vidro que podem ser abertas de piso a teto, que são o elemento principal da fachada, trazendo luz natural e ventilação cruzada para os espaços internos. É também um espaço aberto ao ar livre com vista para o parque vizinho.
Os espaços internos são quase todos acabados com concreto aparente e piso de cimento, mostrando um caráter industrial moderno, com um visual contemporâneo que cumpre a primeira intenção de desenho colocada pelo proprietário.